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REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 

I CONGRESSO MINEIRO DE CUIDADOS PALIATIVOS E TANATOLOGIA

Submissão de trabalhos científicos

 (I Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia)

Normas

  • Data limite para envio de resumos: 24/07/2019
  • Cada autor principal poderá submeter no máximo dois trabalhos.
  • É obrigatório que o autor principal esteja inscrito no congresso
  • A única forma de apresentação dos trabalhos aceitos para este congresso será na modalidade pôster.

 

Os trabalhos deverão se encaixar em uma das três categorias abaixo:

 

Pesquisas originais: estudos que agreguem informações novas para a área de Cuidados Paliativos. Estão incluídos nesta categoria: ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de acurácia e estudos qualitativos.

 

Revisão: utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Estão incluídos nesta categoria: revisão sistemática com e sem meta-análises, revisão integrativa e Scoping Review.

 

Relato de Caso e/ou Inovação Tecnológica – Estudo em que se descreve uma situação da prática e ou inovação tecnológica (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional.

Normas para preparação dos resumos:

 

  • O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
  • O texto deverá ser digitado sem parágrafos, de acordo com a norma culta da língua que foi submetido; fonte Times New Roman 12; espaço simples entre linhas; margens superior e esquerda – 3,0 cm, margens inferior e direita – 2,0 cm. Não incluir figuras, tabelas ou quadros no resumo.
  • O título completo deverá ser escrito em letras maiúsculas, com recuo de 2 cm da margem esquerda. pois o Ao final do texto, deverão ser incluídos, até três descritores (DECs Bireme – http://decs.bvs.br/) e um dos eixos temáticos a seguir:
  • Eixo temáticos
  • 1) Comunicação
  • 2) Controle de Sintomas e Gestão do Cuidado
  • 3) Gestão de Serviços / Ensino e Formação
  • 4) Espiritualidade e Luto
  • 5) Bioética
  • 6) Cuidados Paliativos Pediátricos
  • O texto do resumo não deve exceder 2.750 caracteres (não inclui autoria/filiação)
  • O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; Essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.
  • Os resumos de Pôster – Relatos de caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais.Não deverão ser incluídas referências bibliográficas. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

 

Critérios para a avaliação dos resumos

Além dos requisitos de preparação dos resumos listados, o processo de avaliação seguirá as seguintes regras:

1) o conteúdo do resumo deve ser relevante para o tema central do I Congresso  Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia e relacionar-se à área temática escolhida;

2) o conteúdo deve apresentar coerência teórica e metodológica;

3) deverá haver encadeamento lógico entre as partes, tornando a totalidade do texto consistente e compreensível para o leitor;

4) o resumo deve ser escrito de maneira clara, coerente e concisa.

5) Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

6) Os Três melhores trabalhos avaliados durante o I Congresso Mineiro de Cuidados Paliativos e Tanatologia, receberão as seguintes premiações: R$1.500,00 para o primeiro colocado, R$1.000,00 para o segundo colocado e R$ 500,00 para o terceiro colocado.

Informações importantes

  • Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento.
  • O resultado dos trabalhos será divulgado por e-mail no dia 20/08/2019.
  • O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 30/08/2019. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.
  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores, através de link disponibilizado no site do evento.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.
  • O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

 

Orientações para a confecção do pôster impresso:

Medidas para confecção do pôster: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA .

1) Os pôsteres deverão ficar fixados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento, em dia e hora pré-determinados pela comissão julgadora.

2) A fixação do pôster é de responsabilidade do autor. Haverá um suporte para fixação, sendo que o uso de cordinha ou fixa adesiva é de responsabilidade do autor, não sendo disponibilizado esse material pelo evento.
3) O número do painel está disponível em sua área restrita no campo “Apresentação”. Este número é muito importante pois a partir dele é que você saberá onde afixar o seu pôster no local do evento.

4) Os pôsteres não retirados dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.

5) A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor o trabalho durante o evento. É permitido o uso de gráficos, tabelas e imagens no pôster.

6) Serão selecionados os 15 melhores resumos a serem apresentados aos avaliadores no local de exposição em data e horário a serem definidos.